top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Infecção urinaria: entenda quando ela pode ser grave


A infecção do trato urinário (ITU) é comum, mas pode ser grave.


"As infecções simples do trato urinário podem ser gerenciadas pelo seu clínico geral, mas quando elas se tornam complexas, levando a outras questões ou problemas, deve-se procurar os cuidados de um especialista", explica o Dr. Mitchell Humphreys, urologista da Mayo Clinic no Arizona.

O que é uma ITU?
O sistema urinário ajuda o corpo a eliminar resíduos, excesso de água e sal. Ele engloba os rins, ureteres, bexiga e uretra. As bactérias podem entrar em qualquer parte do sistema, causando uma infecção.

Quais são os sintomas de uma ITU?
Uma ITU pode causar sintomas, mas nem sempre. Os sintomas mais comuns são:







Os sintomas também podem depender de qual parte do trato urinário foi afetada. Se você está sentindo dor nas costas ou na lateral, isso pode estar sendo causado por uma infecção renal. Se houver dor na parte inferior da barriga, uma infecção na bexiga pode ser a culpada.
Especialmente em idosos, uma ITU pode gerar sintomas de delírio ou confusão mental.

Quais são os fatores de risco de uma ITU?
"Normalmente, nosso sistema imunológico é ótimo para combater e prevenir infecções do trato urinário, mas há várias situações e certos indivíduos que podem ser mais propensos a esses tipos de infecções", diz o Dr. Humphreys.





"Um cateter é um corpo estranho e pode servir como caminho para permitir que as bactérias tenham acesso à bexiga", diz o Dr. Humphreys.



Com o tratamento imediato, as ITUs raramente causam complicações. Mas sem tratamento adequado, as ITUs podem ser graves. As complicações podem incluir danos renais permanentes ou uma septicemia, que pode ser potencialmente fatal.

Quais são os tratamentos para a ITU?  
As ITUs são tipicamente tratadas com antibióticos. Certifique-se de tomar a medicação conforme indicado.

O que ajuda a prevenir ITUs?





5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page