top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Alimentos que podem ajudar a controlar a oleosidade da pele


Alimentação pode ser aliada ou vilã da pele, de acordo com os hábitos alimentares


“Você é o que você come!”. Sim, essa frase é dita aos quatro ventos por profissionais de saúde. E isso se aplica para a saúde do coração, do cabelo, da pele em si, de todo o corpo! E embora não seja agradável renunciar a alguns dos alimentos mais gostosos para o paladar, é importante lembrar que eles não são tão bons assim para o organismo, já que o que os tornam tão apetitosos são as químicas realçadoras de cor, aroma e sabor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existe sim uma relação entre os alimentos consumidos e a oleosidade da pele. Segundo a SBD, essa ligação acontece devido a ativação do eixo “insulina-IGF 1-mTORC1” que, na prática, liberam uma série de reações que aumentam a oleosidade da pele quando o corpo ingere alimentos com alto índice ou carga glicêmica, como o arroz refinado, os derivados do trigo branco ou as porções ricas em açúcares.
 
Os vilões da oleosidade
 
Dentro desta categoria entram os junk foods e as opções com excesso de carboidratos, como pizzas, frituras, hambúrgueres e alimentos ultraprocessados, como salsichas e bolachas recheadas. “Esses alimentos contribuem para o mal funcionamento do organismo como um todo. Por ser pobre em vitaminas e fibras, deixa o intestino preguiçoso e aumentam o sebo produzido naturalmente pela pele. Por consequência, os poros ficam bloqueados e surgem os cravos e as espinhas”, explica o Dr. Suélio Ribeiro, enfermeiro, esteticista e embaixador da Raavi Dermocosméticos.

Os carboidratos se transformam em açúcar e energia no corpo, como um combustível. Isso é algo bom, mas, quando consumido em excesso, ou nas versões refinadas ou com algo índice glicêmico, liberam a glicose de forma muito rápida no organismo. “Tão rápida que essa máquina, o corpo, não consegue acompanhar o ritmo. Isso gera aquela indisposição quase que imediata e, a longo prazo, aumento de peso e alterações hormonais, que podem ser vista nos cabelos, nas unhas e em toda a pele”, explica Ribeiro.
 
É alimento, e é amigo da pele

Mas, se de um lado existem esses alimentos que prejudicam a oleosidade da pele, a pergunta que fica é: existem alimentos que ajudam a controlar a oleosidade? E a resposta é um retumbante SIM! De acordo com o esteticista e enfermeiro Dr. Suélio Ribeiro, há uma lista de alimentos que são aliados da pele e podem ajudar a controlar a oleosidade da pele devido às suas propriedades nutricionais. Conheça:

E há, ainda, sugestões de comidas que podem ‘enganar’ o cérebro quando bate aquela vontade de alimentos mais gordurosos. “Eu, como profissional, sempre vou defender uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e amigas do organismo. Mas, como pessoa, também entendo que muitas vezes, após um dia cheio ou uma semana ‘daquelas’, ninguém quer chegar em casa e comer uma maçã. São nesses momentos que temos que fazer escolhas inteligentes, que driblam a vontade de comer algo que seja muito gostoso e saudável ao mesmo tempo”, indica o profissional. Anote as dicas e receitinhas:

- Levou um fora e quer reproduzir aquela clássica cena de filme, após um término romântico, no qual o protagonista devora um pote de sorvete? Sem problemas: mantenha no freezer um sorvete saudável. Para isso, deixe frutas higienizadas e congeladas. Bata tudo no liquidificador com leite vegetal ou água de coco, até conseguir a consistência desejada. Despeje em forminhas ou naquele pote grande. Esse sorvete pode ser consumido sem culpa!

- Final de semana chegou e a sua vontade é se jogar no sofá e maratonar uma série comendo uma pizza? É claro! Aqui vai uma sugestão que fica pronta rapidinho e sacia: misture 2 colheres de sopa de tapioca com 2 ovos e uma pitada de sal. Bata bem e leve para a frigideira em fogo baixo, para cozinhar. Vire para deixar os dois lados no ponto. Depois, cubra com molho de tomate, queijo, tomate, orégano ou outro condimento de sua preferência, e é só se deliciar!

- Deu preguiça de preparar uma refeição e o paladar está “pedindo” um hambúrguer? Monte um lanche com pão integral recheado com folhas verde escuras, queijo magro e um hambúrguer vegetal, feito com lentilha, quinoa e cenoura. Aliás, as versões feitas em casa são muito mais gostosas que qualquer molho especial industrializado!

- Se para você, “sextar” significa petisco, a dica é salgadinho de grão de bico. Para isso, cozinhe os grãos, tempere com lemon pepper ou páprica defumada, e deixe assar até ficar crocante. É uma delícia!

- Para aquela vontade louca de chocolate na TPM, basta optar por versões amargo ou meio amargo e, de preferência, escolha sempre opções com 70% de cacau ou mais em sua composição.
 
Aliados da rotina

 
Além de manter essa listinha de alimentos proibidos longe do carrinho e driblar a vontade de junk food do cérebro, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele, com produtos que ajudem a controlar a oleosidade.

Segundo Ribeiro, quem possui pele oleosa deve se atentar a três passos importantes na rotina diária: limpeza, hidratação e proteção. A indicação do profissional é a linha Controle da Oleosidade da Raavi Dermocosméticos, que com apenas três produtos, traz o cuidado essencial necessário exclusivamente para a pele oleosa. A linha vêm com Sabonete Líquido Facial, Tônico Adstringente Facial e Sérum Facial. entre os ativos da linha Controle da Oleosidade estão o Ácido Glicólico (que tem a capacidade de promover um efeito renovador à pele), o Ácido Salicílico (que atua como regularizador da oleosidade e também é um anti-inflamatório potencial) e o Mentol, que proporciona uma sensação de refrescância e bem-estar. “A ideia de usar vários produtos de uma mesma linha também facilita a ‘compreensão’ dos ativos pela pele, além de contribuir com a renovação celular, hidratação e reequilíbrio do pH da pele”, conta o profissional.

“Conseguir likes sem filtros, por sua beleza natural, é o verdadeiro sucesso. E para conseguir tal feito, uma coisa depende da outra: bons produtos aliados à boa alimentação e hidratação”, finaliza o profissional. O segredo, então, não exige nenhuma receita mirabolante: basta seguir os conselhos do seu dermatologista, manter uma rotina de skincare com produtos adequados à sua pele e comer de forma adequada. Nem que, para isso, seja necessário dar uma pequena enganada do bem no seu cérebro!
 
Onde comprar:

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page