top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Dermatoscopia: Entendendo e Cuidando da Sua Pele

Você já ouviu falar em dermatoscopia? Sabe o que é um dermatoscópio? A Dra. Tathiana Antony, dermatologista e médica responsável pela Clínica Renewmed, vai nos explicar mais sobre esse importante procedimento.


A dermatoscopia é um exame que utiliza um aparelho chamado dermatoscópio, projetado para identificar detalhes das lesões na pele que não são facilmente visíveis a olho nu ou mesmo com o auxílio de uma lupa comum.


Quando você percebe uma "pinta", "verruga" ou "sinal" na sua pele, muitas vezes não tem ideia do que exatamente essa lesão representa. E a verdade é que poucas pessoas sabem.


É essencial mostrar essas lesões a um médico, pois algumas delas podem parecer semelhantes, mas ter significados e tratamentos muito diferentes. Com o auxílio do dermatoscópio, é possível realizar uma análise detalhada e precisa.


Após identificar o tipo de lesão, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir laser, cirurgia, medicação ou até mesmo a realização de uma biópsia para análise histopatológica.


É importante ressaltar que tentar "queimar" ou "cauterizar" uma alteração na pele sem o devido diagnóstico médico é extremamente perigoso. O diagnóstico precoce é fundamental, especialmente quando se trata de câncer de pele.


Fique atento à saúde da sua pele e não hesite em procurar ajuda médica ao identificar qualquer alteração. Afinal, cuidar da saúde é sempre a melhor escolha.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page