top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Zona Oeste celebra protagonismo e Cultura preta no Festival Multiverso Z.O, aguardando 3 mil pessoas

Durante três dias de festival, a cultura afro será celebrada nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Santa Cruz, Sepetiba e Nova Sepetiba, Rio de Janeiro


Salve as datas, nos dias 24, 25 e 26 de novembro acontecerá a primeira edição do Festival Multiverso Z.O, uma imersão na Cultura e protagonismo pretos, que celebrará em Santa Cruz, Sepetiba e Nova Sepetiba as pluralidades e diversidades afrobrasileiras. Conhecer, reconhecer e valorizar o trabalho cultural que está sendo feito pelos nossos coletivos, artistas e instituições trocando experiências com outros atores culturais da cidade é a principal proposta dos encontros, que acontecerão em diversas partes do bairro. Os três dias de programação contarão com intérpretes de Libras durante os painéis de conferência. Todos os espaços têm acesso a cadeirantes.

 

A programação total compreende 21 atividade e conta com oficinas, Feira MultiArtes, Painéis de Conferências, Fruições Artísticas, Multifest Z.O (festividades) e Cerimônia de Premiação “Troféu Multiverso Z.O” de reconhecimento aos coletivos, instituições, artistas e personalidades de destaque da região da Zona Oeste. As temáticas abordadas no festival contemplam toda a diversidade das linhas de atuação de cada coletivo envolvido (temáticas literárias, teatrais, ancestralidades e cultura afrobrasileira, museologia territorial e economia criativa).

 

CONVOCAÇÃO PARA EXPOSITORES

Durante o evento, haverá uma feira afrobrasileira, com produtores da Zona Oeste. Quem quiser participar, basta entrar em  contato com a produção pelo telefone: (021) 99798-1080.

 

A ideia da multiversidade proposta pelo festival é convidar o público local e visitantes de outras regiões da cidade para uma imersão no universo cultural de Santa Cruz, explorando toda a diversidade de temas, linguagens e manifestações culturais que estão sendo abordadas e produzidas pelos fazedores de cultura da região. ‘Conhecer, reconhecer e valorizar o trabalho cultural que está sendo feito pelos nossos coletivos, artistas e instituições trocando experiências com outros atores culturais da cidade’ é o objetivo primordial proposto pelo Festival Multiverso.

 

Segundo a organização, o objetivo é promover um grande festival, democratizando e descentralizando as grandes produções culturais, trazendo visibilidade para o cenário cultural da Zona Oeste de modo a movimentar a região culturalmente para atração de público local e visitações turísticas de outras regiões. Além disso, o Multiverso pretende trocar experiências dos atores locais com convidados de outras regiões e demonstrar a riqueza da diversidade cultural produzida na região, gerando renda para os agentes locais, fomentando as atividades econômicas-criativas.

 

O Multiverso Z.O é de realização do Instituto Territórios Diversos Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura/Programa Zonas de Cultura – Santa Cruz Có-Gestão: FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro Parceiros: Instituto Onikojá; NOPH-Núcleo de Orientação e Pesquisa Hístórica de Santa Cruz; ETAA - Elenco Teatral Amantes das Artes; Coletivo XXIII. O Multiverso Z.O é uma potente programação cultural em rede jamais vista na região de cobertura do Programa Zonas de Cultura-Sta Cruz/SMC.

 

 

Sexta, dia 24 de novembro de 2023

Local: Instituto Territórios Diversos (Nova Sepetiba)

14h – credenciamento

15h – Oficina de Escrita Criativa, com a oficineira e escritora Thaís Espirito Santo.

16h – Painel Conferência Tema: “Memórias, resistência e decolonização: a escrita contemporânea de autoras negras. Três palestrantes escritoras negras vanguardistas: Miriam Alves, Ana Cruz e Lia Vieira. Mediação:Elizabeth Manja

17:30h – Intervalo com Coffe Break

18:30h – Fruição Artística: Break Dance com Wesley Frias e B-boys

19h – MultiFest Z.O (Show Musical) Atrações musicais: Banda Dona Zwzé LeDrumão, DJ Dynáh, Duo Bossa a Dois; Pedro Gomes; Diogo Moreno; Micah e Banda.

22:30 – Encerramento do evento

 

* OBS: 14 às 22h – Feira MultiArtes (paralela a toda programação acontecerá uma feira de artes com 7 expositores e 1 barraca de vendas de bebidas)

 

Confira a programação de sábado, dia 25 de novembro de 2023

Local: Instituto Onikojá (Sepetiba)

9h – Credenciamento

10h – Oficina de Zumbaxé

11h – Painel de Conferência: “Diversidade e Memórias Ancestrais: a cultura de

matriz africana em pauta, com três palestrantes: Moisés Machado, Pós graduando em História da África e da Diáspora Atlântica pelo Instituto dos pretos Novos. Professor, pedagogo, escritor e músico. Sylvia Arcuri, Doutora em Literatura Hispanoamericana pela UFRJ. Atua na promoção de uma educação antirracista Verônica Nascimento. E o 1 mediador: Yago Feitosa

12h30 – Intervalo com coffe break

13h30 – Fruição artística: Mostra Cultural Agonukwe. Com 7 artistas

14h30 – MultiFest Z.O: Festa afrocentrada com músicas, danças afrobrasileiras e degustação de culinária afro

15h30 - Encerramento

 

Sábado, dia 25 de novembro de 2023

Local: Espaço ETAA- Elenco Teatral Amantes das Artes

15h – credenciamento

15h30 – Oficina Tema: “Dramaturgia e Produção no Teatro Infantil”

Oficineira: Cacá Mourthé, teatróloga, diretora e professora do Teatro O

Tablado.

17h – Painel de Conferência Tema: “Os desafios da Produção Teatral

Contemporânea” 2 palestrantes: Felipe de Assis, Diretor Artístico do Futuros – Arte e Tecnologia: Patricia Fiorani, produtora da Cia de Teatro “O Ambulante”. 1 Mediador: Sérgio Telles

19h – cofeebreak

20h – Fruição Artística:

Espetáculo Teatral “Incisão” , texto, atuação e direção Sérgio Telles.

Realização: ETAA – Elenco Teatral Amantes da Arte

21h – MultFest Z.O Baile com a Banda 24 de Fevereiro

22h - Encerramento

 

Domingo, dia 26 de novembro de 2023

Local: Espaço Coletivo João XXIII (Santa Cruz)

9h – credenciamento

10h – Oficina Lab Tema: “Construindo Novos Caminhos Multiversos da Cultura

Local” – Imersão de dados e índices da diversidade cultural da Z.O

Oficneiro: Pablo Ramos

11h – Painel de Conferência: “Economia Criativa, Sustentabilidade e Inovação

Cultural” 2 Palestrantes: Antonio Molina Cineasta e Roteirista Negro, Lucas do

Afrocarioca (estilo e inovação hair) 1 Mediador: Claudia Pereira

12h30 – Intervalo com coffe break

13h30 – Fruição Artística: Desfile de Moda Sustentável “Flor de Cambucá”.

5 Top models desfilam look inovadores e sustentáveis

14h30 – MultiFest Z.O: Sarau Multilinguagens: banda “Triângulo das Bermudas” com Leviy de Oliveira, Deyverson Rafael de Freitas, Day Pera e João do Violão,

música, performances poéticas, dança e microfone aberto para novos

talentos

15h30 – Encerramento

 

Domingo, dia 26 de novembro de 2023 - EVENTO DE ENCERRAMENTO DO FESTIVAL

Local: Palacete Princesa Isabel (NOPH – Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz)

15h – Credenciamento

15h30 - Oficina Conhecendo e Analisando o Panorama Sociocultural e

Econômico de Santa Cruz

Oficineiro: gestor e produtor cultural Pablo Ramoz

16h30 - Painel de Conferência: “Museus e Museologia Social na construção

de territórios criativos” 3 palestrantes:

André Rongo – Museu do Graffiti. Auricelia Mercês - Museu Casa Bumba meu Boi em Movimento e Márcia Souza – Museu de Favela. E 1 Mediador: Bruno Almeida - NOPH

18h - Fruição Artística: Exposição Guiada “História do Palacete Princesa Isabel”

Guia: Fátima Lobato - Professora e Educadora

19h -  Multifest Z.O: Cerimônia de Premiação: “Prêmio Multiverso Z.O”

Destaques culturais da Zona Oeste, um reconhecimento de coletivos, artistas e personalidades com papel relevante para a cultura da região, seguida de coquetel com música ambiente ao vivo(1 DJ animará a festa). Serão 25 premiados.

22h – Encerramento do Festival

 

 

SERVIÇO:

Para acompanhar mais sobre o festival, acesse contatos sobre o Festival acesse territoriosdiversos.org.br/multiverso ou acesse: instagram.com/multiversozofestival. Para se inscrever na feira de empreendedorismo, contate pelo telefone:  (021) 99798-1080.

13 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page