top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar

Evento reúne academia, empresas, setor público e sociedade civil para construir uma agenda para o turismo de saúde e bem-estar no Rio de Janeiro


Uma realização do Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO com apoio da FAPERJ, o “V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar “tem como principal objetivo promover a inovação e o empreendedorismo no turismo, a partir da aproximação entre os diferentes atores da sociedade: a academia, as empresas, o setor público e a sociedade civil.

 

Neste ano, o evento acontecerá no dia 22 de Novembro, das 9h às 18h, no Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, em formato presencial e apresentará tendências, soluções locais e casos de sucesso que possam inspirar destinos e gestores para o desenvolvimento de um turismo responsável, especialmente focado na saúde e bem-estar.

 

O Rio de Janeiro tem uma natureza exuberante e esta união entre mar e montanha permite explorar diversas atividades entre residentes e turistas em busca de bem-estar, afirma a Professora Deborah Zouain, coordenadora do evento.  Dados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo apontam para o aumento da busca por maior contato com a natureza neste período pós Pandemia e os destinos turísticos no próprio Estado do Rio de Janeiro tendem a ser muito desejados pelos próprios cariocas. Além disso, a cidade do Rio de Janeiro e arredores também despertam cada vez mais interesse do próprio carioca em busca de saúde e bem-estar, afirmam Paola Lohmann e Kaarina Virkki, pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Turismo e organizadoras do evento.

 

Segundo elas, “É preciso formatar produtos e serviços que permitam experiências memoráveis tanto para turistas como para residentes. E saibam que o turismo de bem-estar pode abranger uma grande variedade de negócios. A procura por viagens que proporcionem o autocuidado, a saúde e o bem- estar está em movimento crescente. E isto significa muitas vezes realizar atividades físicas, escolher opções de alimentação mais saudável, usufruir de um maior contato com a natureza, divertir-se, ainda que não totalmente desconectado. Novas demandas vão surgindo e o turismo tem que estar preparado para absorver essas necessidades e oferecer serviços de forma integrada”.

 

Percebemos que a procura por esportes tanto por lazer como para competições ao ar livre aumentou muito, colocando em destaque o Skate  e o Surf, que viraram modalidades olímpicas, além de outros esportes como Beach Tennis, Canoa Havaiana, Mergulho, entre outros. Destinos e serviços pet friendly também são crescentes, dado o crescimento da atenção ao animal de estimação. Muitas pessoas desejam viajar com seus animais e precisam de serviços pet friendly. Dentre os temas que serão abordados, destacam-se ainda turismo médico, turismo regenerativo, turismo de saúde e bem-estar, alimentação saudável, dentre outros.

 

Com base em dados de pesquisas e casos práticos, o V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar traz mais de 20 palestrantes divididos em seis painéis que abordarão eixos temáticos como: Desafio no Turismo; Ecossistema do Turismo; Inovação de forma integrada; Retomada do Turismo; Redes de Empreendedorismo e Transformação Digital. Representantes de diversas instituições participarão do evento nos diversos painéis, dentre esses, destacam-se: SPA Maria Bonita, Sebrae, Chef Marcelo Horta, Orca Dive, Bombordo, Visit Rio, ABTERJ, Pet friendly Turismo, além de Professores e pesquisadores de Instituições acadêmicas, como a Professora Vera Borges da Unirio, o Prof. Ambrosio Neto do CEFET e a Professora Verônica Mayer da UFF.

 

O evento tem como principal objetivo criar uma agenda para a cidade e fomentar as interações entre os diferentes atores para soluções locais.

Promover um novo olhar, a fim de trabalhar a pauta de turismo de saúde e bem-estar no Rio de Janeiro, uma tendência no Brasil, e no mundo.

 

 

Acompanhe as informações diárias nas redes:  https://www.instagram.com/npturunigranrio/

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page