top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Um Novo Olhar sobre as Mulheres da Bíblia: Contos Imorais


Escritores: Silvio Colin e Maria Joana Rodrigues Colin (in memorian)


No livro "Um Novo Olhar sobre as Mulheres da Bíblia: Contos Imorais", os renomados escritores Silvio Colin e Maria Joana Rodrigues Colin (em memória) convidam os leitores a uma jornada intrigante e provocativa, trazendo uma perspectiva contemporânea às histórias milenares das mulheres bíblicas.

O que aconteceria se essas mulheres fossem transportadas para os dias de hoje? Como seriam suas vidas em uma sociedade moderna, com todas as suas leis, práticas e desafios contemporâneos? Com uma abordagem ousada e perspicaz, os autores apresentam contos que exploram temas como intriga, incesto, estupro, misoginia e assédio moral e sexual, inspirados nas narrativas bíblicas.

Cada capítulo deste livro cativante traz uma nova história, centrada em uma personagem bíblica, como Susana, Tamara, Eva, Rute, Judite, Salomé, Madalena, Agra e Bete. Estas histórias não apenas desvelam as complexidades das narrativas bíblicas, mas também desafiam interpretações ingênuas ou tendenciosas frequentemente divulgadas pelas religiões.

Silvio Colin ressalta: "Estes contos são imorais, assim como a nossa sociedade. É um equívoco pensar que a Bíblia fala apenas do que é santo. Ela também retrata o profano, com seus incestos, adultérios, misoginia, crueldades e mentiras. Foi dessas narrativas que extraímos nossa inspiração."

O livro não se limita a questões sexuais ao explorar a moralidade. Ele desafia conceitos arraigados ao mostrar que a imoralidade transcende o tabu do sexo, abrangendo soberba, perversidades, corrupções e mentiras.

"Na leitura da Bíblia, as mulheres frequentemente parecem mais culpadas que os homens do ponto de vista moral. Apresentamos essas mulheres com todas as suas nuances, forças e fraquezas, amores e desamores, sanidade e loucura. Como disse Vinícius de Moraes, a vida está nelas, o mundo está nelas, e a loucura reside neste mundo", conclui Silvio.

"Um Novo Olhar sobre as Mulheres da Bíblia: Contos Imorais" está disponível na plataforma do Clube de Autores, convidando os leitores a uma reflexão profunda sobre a moralidade, o papel das mulheres e as complexidades da condição humana, tanto no passado quanto no presente.

Sobre os autores:

Silvio Colin é arquiteto, formado na Faculdade de Arquitetura  da UFRJ, doutor em Teoria e História da Arquitetura. Tem diversos trabalhos publicados sobre arquitetura. Ingressou na ficção em 2022, com o livro  "Contos e memórias de um tardio aprendiz". 


Maria Joana Rodrigues Colin (1941 - 2020) - Formada em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho, graduada e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Literatura Brasileira. Colaborou em diversas antologias.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page