top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia lança plataforma inovadora Rio On

Projeto em parceria com o Senac RJ dará acesso gratuito a cursos online voltados para letramento digital e a inserção no mercado de trabalho

Créditos: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, lançou nesta segunda-feira (31/07), a Rio On, primeira plataforma digital gratuita de aprendizagem do Município do Rio com método baseado no desenvolvimento de habilidades voltadas para o século 21. A Rio On baseia-se na utilização da internet como meio de acesso ao conteúdo e experiência de formação com foco na capacitação de jovens e estudantes através de cursos online voltados para letramento digital e a inserção no mercado de trabalho. Em parceria com o Senac RJ, o projeto visa a aceleração de possibilidades de trabalho e renda, buscando reduzir a escassez de profissionais qualificados para as demandas do presente e do futuro.

"Como alguém que concluiu o curso de Comunicação Social, fiquei encantada ao tomar conhecimento da plataforma. Ela abrirá um mundo de possibilidades de aprendizado para mim. Estou realmente entusiasmada com as oportunidades que posso encontrar para desenvolver minhas habilidades profissionais", disse Ana Viana, 27 anos.

Um dos objetivos da Plataforma Rio On é mitigar o impacto negativo sofrido pela população durante e pós pandemia do Coronavírus, potencializado pela falta de oferta de produtos e serviços que atendam às suas necessidades, principalmente ao combate à exclusão digital. A plataforma inovadora será uma resposta a esse desafio, onde a aprendizagem possibilitará à população experiências digitais de conteúdo para ampliação e aceleração do seu desenvolvimento através da capacitação para gerar mão de obra qualificada.

"Esse projeto abre novos caminhos e amplia o acesso a cursos gratuitos priorizando a capacitação das pessoas. O Rio On é uma grande oportunidade de mudança de vida e de novas perspectivas de desenvolvimento profissional para os alunos. Principalmente jovens em busca do primeiro emprego ou adultos que estão tentando retornar ao mercado de trabalho" afirmou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

Estarão disponíveis, inicialmente, as inscrições para os cursos dos eixos: Empreendedorismo Inovador, Comunicação e Tecnologia Básica e Aplicada. O projeto terá duração de dois anos e tem como meta formar 13.550 alunos. A carga horária dos cursos varia de 8h a 60h. O pré-requisito é ter 16 anos ou mais e ser morador do município do Rio de Janeiro. Os cursos serão oferecidos na modalidade remota em tempo real.

"Com a Plataforma Rio On, nosso objetivo é atrair novos públicos para o universo digital em todo o município, alinhando a vocação do Senac RJ em oferecer qualificação profissional, ao mesmo tempo em que disseminamos uma formação baseada em valores e cidadania. Os cursos disponibilizados nos eixos tecnologia, inovação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação, vão oferecer oportunidades de desenvolvimento para os participantes e de geração de emprego e renda", explicou o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro.

Junto com as nove Naves do Conhecimento, polos de capacitação tecnológica que oferecem conteúdos de forma presencial, a Rio On é mais um elo do cinturão tecnológico no Município do Rio de Janeiro capaz de atender à distância a população, especialmente aqueles que estão à margem da revolução digital que vivemos atualmente.

Para ter acesso aos conteúdos oferecidos pela Rio On e fazer a inscrição nos cursos, basta acessar o link: https://cienciaetecnologia.prefeitura.rio/plataforma-rio-on/

Comments


bottom of page