top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Rio de Janeiro recebe o Festival Nacional Memória do Cavaquinho Brasileiro, em setembro

O Festival celebra um dos instrumentos musicais mais populares no Brasil

A música popular brasileira é reverenciada nos mais diferentes lugares do mundo, e não tem como citar a nossa música sem falar no cavaquinho, pois ele está presente desde as primeiras manifestações musicais populares do nosso país. Seja no chorinho, no samba, no forró e muitas outras, o cavaquinho encanta por onde passa. Pensando nisso, o músico e pesquisador Pedro Cantalice idealizou o Festival Nacional Memória do Cavaquinho Brasileiro, que será realizado no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, entre os dias 22 e 24 de setembro.

O cavaquinho tem uma rica trajetória musical, onde intérpretes e compositores inspirados dedicaram e ainda dedicam obras e interpretações, além de desenvolverem diversos estilos de tocar o instrumento. Segundo Pedro, o primeiro bacharel em cavaquinho do Brasil, o show surge como uma ação artística e um meio de divulgação do acervo digital homônimo. "Trata-se de uma iniciativa que visa pesquisar, preservar e divulgar a trajetória do cavaquinho no Brasil a partir de seus intérpretes e compositores, movimento que vem ampliando a forma de entender a história do instrumento em terras brasileiras", explica.

Pedro ressalta que no festival será possível apreciar repertórios com músicas concebidas para o cavaquinho brasileiro, de compositores com diferentes estilos e influências. É uma das propostas do festival realizar a congregação de sons e pessoas de diferentes gerações e níveis musicais, que toquem ou apenas gostem do pequeno instrumento. Acredito que a diversidade e as trocas são fundamentais.

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro contará com shows de Lucas Arantes, Messias Britto e Luciana Rabello e Jayme Vignoli, além de workshop com Messias Britto (dia 22) e Lucas Arantes (dia 23), direcionados para pessoas que se interessam por música de forma geral, onde os participantes poderão ter contato direto com os músicos que compartilharão suas vivências musicais e trajetórias.

O idealizador do projeto reforça ainda sua paixão pelo cavaquinho e lembra a importância do instrumento em sua vida profissional e pessoal. "Tocar cavaquinho para mim é algo que vai muito além do fazer musical. A partir desse instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito, e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho, um reflexo dessas virtudes em 3 dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades", pontua.

Agora na sua segunda edição, além dos shows teremos workshops, onde a partilha de conhecimento estará disponível para apreciadores e músicos de todos os níveis - finaliza Pedro.

Programação

Sexta-feira, dia 22 de setembro

16h – Workshop com Messias Britto;

19h – Homenagem ao Mestre Siqueira

19h10 – Show com Lucas Arantes.

Sábado, dia 23 de setembro

15h – Workshop com Lucas Arantes;

17h – Show com Messias Britto.

Domingo, dia 24 de setembro

11h – Show com Luciana Rabello e Jayme Vignoli.


Serviço

Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro

De 22 a 24 de setembro

Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro


Ingressos


Dia 22


Dia 23


Dia 24

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page