top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Quadrilátero Cultural da Cinelândia será lançado nesta sexta

Criada por uma lei aprovada no parlamento carioca, iniciativa visa potencializar a revitalização da região

Em meio às apresentações oferecidas pela Câmara do Rio à população para celebrar os 100 anos do Palácio Pedro Ernesto, o último dia de comemoração marca também a parceria entre instituições históricas da região. O presidente Carlo Caiado (PSD) e o prefeito Eduardo Paes lançam nesta sexta (04) o Quadrilátero Cultural da Cinelândia, com a inauguração da placa que identifica a iniciativa e as instituições participantes. O evento acontece às 17h30.

Instituído pela Lei n° 7.895/2023, o Quadrilátero Cultural da Cinelândia é uma iniciativa com o objetivo principal de potencializar a revitalização desta área específica da cidade, por meio de parcerias entre as instituições situadas em prédios históricos, como o Theatro Municipal, o Cine Odeon, a Biblioteca Nacional, e o Centro Cultural da Justiça Federal. Um dos autores da lei, o presidente Carlo Caiado destacou que é preciso estimular vocações já existentes na região. "Com isso queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano. A ótima recepção do público que conferiu a programação de atrações musicais que trouxemos para comemorar os 100 anos do Palácio Pedro Ernesto demonstra que estamos no caminho certo”, acredita o presidente.
A norma determina que os estabelecimentos e equipamentos instalados no Quadrilátero Cultural da Cinelândia poderão utilizar esta denominação como referência, bem como a implementação de sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), pela sua relevância histórica para o processo de construção da identidade cultural do Rio de Janeiro.
O Quadrilátero Cultural da Cinelândia será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro, podendo os Poderes Públicos Municipais celebrar parcerias com o setor privado e com outros entes da Federação para fomentar as atividades na região.

Assinam a matéria os vereadores Carlo Caiado (PSD), Tânia Bastos (Rep), Marcos Braz (PL), Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), Willian Coelho (DC), Dr. Gilberto (SD), Rocal (PSD), Wellington Dias (PDT), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Prof. Célio Lupparelli (PSD), Marcio Santos (PTB), Alexandre Beça (PSD), Marcelo Arar (PTB), Felipe Michel (PP), Marcelo Diniz (SD), Zico (Rep), Celso Costa (Rep), Dr. Rogerio Amorim (PTB), Eliseu Kessler (PSD), Luciano Medeiros (PSD), Teresa Bergher (Cidadania), Edson Santos (PT), Vitor Hugo (MDB), Jorge Felippe (União Brasil), Cesar Maia (PSDB), Pedro Duarte (Novo), Inaldo Silva (Rep), Veronica Costa (PL), Vera Lins (PP), Matheus Gabriel (PSD), Rosa Fernandes (PSC), Ulisses Marins (Rep) e Mesa Diretora.

コメント


bottom of page