Cursos de capacitação profissional tornam possível que os alunos faturem mais de 500 reais por dia.
O projeto A Arte Gerando Renda vai abrir 300 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional no Caju. As inscrições iniciam no dia 03 de julho e as aulas começam em 1º de agosto. Vale destacar que não precisa ser morador da região para se inscrever e 10% das vagas serão destinadas para a população LGBTQIAPN+.
Desenvolvido pela ONG Favela Mundo, o projeto transforma vidas, através de cursos nas áreas de estética e artes cênicas. Com duração de 10 semanas, serão oferecidos cursos de maquiagem social, tranças e turbantes, maquiagem artística, artesanato, decoração de unhas e fantasias e adereços. O objetivo principal é inserir moradores de comunidades do Rio de Janeiro no mercado de trabalho.
Um dos cursos mais procurados é o de decorações de unhas, que ensina técnicas de unhas encapsuladas, acrigel, fibras de vidro, entre outras, tornando possível que os alunos faturem mais de 500 reais por dia e se tornem donos de suas próprias empresas, como é o caso de Joanne Cristina, de 42 anos. Joanne diz que viu sua vida mudar, em 2014, quando iniciou as aulas no projeto. Hoje, a moradora da Maré é proprietária de seu próprio espaço e atua como professora no A Arte Gerando Renda, como exemplo vivo de que a transformação é possível. A “nail designer” já compartilhou conhecimento com mais de mil alunas, que são 98% do público do projeto.
“Quando o projeto esteve aqui na Maré, em 2014, eu estava desempregada e resolvi me inscrever. Fiz todos os cursos, mas me destaquei no de decoração de unhas. Sempre gostei da área de “nail design” e, através do que aprendi no projeto, tiro minha. O A Arte Gerando Renda mudou muito minha vida, ajudo nas contas de casa, ajudo meu marido e pago meus cursos para trazer novidades para as alunas. Quando vejo elas abrirem seus próprios salões me sinto realizada. Não tem nada que pague essa experiência”, comenta Joanne.
Comments