top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Pense de novo e se torne uma versão melhor de si mesma


Você está aberta para pensar novamente sobre algo que já havia formado uma ideia sobre?


Às vezes passamos uma vida inteira formando nossas opiniões sobre determinado assunto, quando de repente um ponto de vista diferente, desconstrói tudo que havia estabelecido como certo e nos faz repensar, forçando a pensar de maneira diferente. Em alguns casos e dependendo do assunto, pode impactar até mesmo na formação da sua identidade.


Nossas convicções são falhas, assim como a certeza que guardou o leite na geladeira e quando acorda pela manhã o leite está na bancada da cozinha, esses equívocos não se limitam apenas nas trivialidades cotidianas, eles se estendem as nossas verdades mais fundamentais sobre a existência.


Adam Grant, em sua obra "Pense de Novo", explora a existência de um pequeno ditador em nossa mente que vai encontrando aderência aos discursos que fortalecem nossas opiniões, ele é um guardião rigoroso de nossas crenças estabelecidas, nos protege do desconforto da dúvida, ele insiste em reafirmar o que já sabemos, resistindo à mudança. Esse ditador nos mantém na zona de conforto e nos impede de crescer e evoluir. Um exemplo claro da existência desse ditador é em um debate político, você sempre vai considerar que seu candidato teve uma performance melhor, pois ele abordou assuntos que você considera pertinentes, falou o que você queria ouvir e por isso ele é o vencedor, mas acredite, o público do candidato oposto, também achou o seu candidato melhor, pelo mesmo motivo, falar o que eles acham importante.


Quando entendemos isso, aumentamos a capacidade de questionar nossas próprias certezas e ficamos abertas a revisar nossas crenças e comportamentos, o que é essencial para desenvolver novas habilidades e se capacitar cada dia mais. Esse processo não se limita a uma simples revisão de opiniões, ele se aprofunda na essência de quem somos e de como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. É precisamente essa capacidade de questionar e refletir que reside nossa maior força.


A humildade é uma grande aliada para a possibilidade de pensar de novo, pois ela vai abrir a porta que possibilita você estar errada com o pensamento anterior. Se não tiver humildade você não vai permitir estar errada sobre determinado assunto.


No livro "Não nascemos prontos", Mario Sergio Cortella traz a ideia que nós seres humanos não somos como um objeto que assim que é produzido está pronto e cada ano que passa fica mais velho e obsoleto, pelo contrário, nossa mente é uma máquina mega potente que a cada dia pode aprender novas coisas, captar novas informações e desenvolver novas habilidades. A cada dia o mundo se transforma, surgem novas tecnologias, novas ideias e informações mais atualizadas. Cada uma dessas novidades é uma oportunidade para "pensar de novo" para reavaliar nossas posições e expandir nosso entendimento.


Se você se preocupa em ser a cada dia uma versão melhor de si mesma, faço esse convite de se permitir a desconstruir crenças formadas ao longo de toda a vida, pensar de novo sobre assuntos antigos e entender que hoje você está melhor que ontem e amanhã estará melhor ainda.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page