top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

ONG Favela Mundo celebra 13 anos levando 80 pessoas ao teatro

A ONG é referência para a ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, desde 2014

Na sexta-feira, 8 de setembro, dia em que a Favela Mundo completará 13 anos, a entidade irá levar 80 pessoas ao teatro, entre alunos, ex-alunos, colaboradores e professores. O convite partiu da Arte em Ação Produções Artísticas, e possibilitará uma noite e possibilitará uma tarde de muito encanto e magia para crianças, jovens e adultos, assistindo "Princesa - o Espetáculo", na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.
Criada com o objetivo de combater a evasão escolar e fazer mediação de conflitos, a ONG Favela Mundo atua em comunidades carentes do Rio de Janeiro, através de ações que promovem cultura, arte e educação. Desta maneira a entidade sem fins lucrativos, já proporcionou um novo olhar de mundo para mais de 11 mil alunos, sendo crianças a partir de 02 anos de idade participantes de oficinas e jovens e adultos capacitados por meio do projeto Arte Gerando Renda. Neste mês de setembro a ONG Favela Mundo celebra 13 anos de história, sucesso e superação.

Referência para a ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, desde 2014, o trabalho realizado pela ONG é usado como modelo a ser replicado em outros países. No Brasil, a iniciativa já passou por 12 comunidades, como Cidade de Deus, Acari, Caju, entre outras, transformando a vida de crianças, jovens e adultos em um cenário pouco propício ao sucesso de suas ações, tendo em vista o estudo divulgado no ano de 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta a queda de 16,5% no número de ONGs e associações no Brasil. Além disso, segundo o IPEA, desde 2000, 46% das entidades sem fins lucrativos abertas encerraram atividades.

Mesmo com as dificuldades, a ONG Favela Mundo celebra os avanços conquistados, segue sendo um grito de esperança e uma válvula de escape para aqueles que muitas vezes não têm recursos para mudar os ciclos que os cercam.

O fundador da ONG, Marcelo Andriotti falou sobre o sentimento de ver mais de uma década de trabalho sendo reconhecido e mencionou sua equipe nessa trajetória.
“Comemorar 13 anos, com muito trabalho, conquistas e reconhecimento internacional, faz todo o esforço valer a pena. Dá orgulho ver uma equipe tão empenhada quanto a que a gente tem na ONG e dá gosto ver que o trabalho continua cada vez mais forte e consolidado. Dificuldades existem, mas a gente não tem medo e vamos seguir avançando e fazendo a nossa parte nessa luta pela igualdade social”, expressou Marcelo Andriotti.

Projetos

Ao longo desses 13 anos, a ONG Favela Mundo desenvolveu projetos que transformam vidas até hoje, sendo o Arte Gerando Renda, Jogando Alto, Favela Hope e Favela Mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:

Arte Gerando Renda: o projeto surgiu para capacitar profissionalmente maiores de 15 anos para as áreas do carnaval, artes cênicas e estética. Com diversas edições já realizadas, o projeto beneficiou mais de 3 mil alunos.

Jogando Alto: em fase de captação, este projeto visa oferecer gratuitamente oito modalidades esportivas diferentes, que desenvolverão nos alunos conceitos de cooperação mútua, respeito, igualdade, escuta, atenção às regras, noções de tempo e espaço e atenderá crianças e jovens de 06 até 18 anos.

Favela Hope: surgiu de uma parceria com a BYU (Brigham Young University), em 2013, tendo como público alvo jovens de 16 a 24 anos. Desenvolve aulas de fotografia, direção e edição de vídeo, iluminação e língua inglesa.

Favela Mundo: o projeto Favela Mundo desenvolve oficinas gratuitas para crianças e jovens de 02 a 18 anos e já passou pelo Caju, Cidade de Deus e Jacarezinho.
1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page