top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Naves do Conhecimento participam do evento Chip in Rio 2023

Abertas ao público, oficinas e palestras gratuitas ligadas à ciência e tecnologia fazem parte da programação do Chip Inclusivo
Nave do Conhecimento da Penha é uma das unidades que receberá o Chip Inclusivo.
O Chip in Rio 2023, maior encontro de ciência e tecnologia da América Latina, promoverá de forma inédita um evento paralelo, o "Chip Inclusivo". Esse evento fornecerá oficinas e palestras gratuitas sobre ciência e tecnologia nas Naves do Conhecimento de Padre Miguel e da Penha. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) e ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro. A profª Patricia Lustoza de Souza, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), coordenará tanto o evento principal, agendado entre 28 de agosto e 1 de setembro, quanto o "Chip Inclusivo".

O Chip in Rio 2023 acontecerá no MAR (Museu de Arte do Rio) e no Museu do Amanhã, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e da Sociedade Brasileira de Computação. O evento promoverá palestras plenárias e englobará cinco eventos dedicados à área de micro e nanoeletrônica e micro e nanotecnologias, formando o maior fórum de discussão e debates nessas linhas de pesquisa na América Latina, abrangendo desde concepção, projeto, processo e modelagem até caracterização de circuitos integrados, sensores, atuadores, micro e nanoestruturas, instrumentação, bem como desenvolvimento de produto.

Nas duas Naves do Conhecimento (Padre Miguel e Penha), as atividades serão conduzidas pelos institutos e grupos: DISSE, LAPED, Manna Team e Tem Menina no Circuito.
"Tornar a ciência mais acessível e promover a participação popular é essencial e crucial para o desenvolvimento, tanto em nível individual quanto coletivo. Como gestores públicos, temos a responsabilidade de impulsionar iniciativas que incentivem debates e estimulem o diálogo científico, visando alcançar o público em geral", declarou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.
A profª. Patricia Lustoza de Souza, uma voz influente na ciência e tecnologia, expressou sua honra e empolgação em coordenar o Chip Inclusivo deste ano:
"Este evento é um marco crucial para a promoção da diversidade e inclusão em nosso setor. A ciência e tecnologia têm o poder de transformar vidas e moldar o futuro, e é imperativo que todos os talentos e perspectivas sejam incluídos nesse processo. Estou extremamente honrada por estar à frente dessa iniciativa e contribuir para um ambiente mais aberto, colaborativo e igualitário para todos os envolvidos", afirma a professora.

As Naves do Conhecimento são centros de Inovação e inclusão digital, que oferecem acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro. Elas também abrigam iniciativas da comunidade e promovem eventos culturais.

Para participar do Chip Inclusivo nas Naves, basta acessar:

Programação:


1) Circuitos elétricos maleáveis, Tem Menina no Circuito
As oficinas de circuitos maleáveis, oferecidas associam arte e física para ilustrar conceitos simples de circuitos elétricos de forma criativa e divertida. Serão feitos circuitos em papel e massinha com LEDs, motores e baterias. Indicado para crianças a partir de 8 anos.
01/09 (de 9h às 16h) na Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

2) Seminário por Vitor Acioly, LAPED, UFF: Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro e a tecnologia de ponta desenvolvida por brasileiros.
01/09 (de 16h às 17h) na Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

3) Vendo o Invisível, DISSE, Experimentos utilizando um kit, especialmente criado pela equipe para escolas de Ensino Médio, com uma variadade de itens para percepção da radiação infravermelha.
01/09 (de 9h às 12h) na Nave do Conhecimento da Penha.

4) MannAcademia Internet dos Drones (IoD) – Manna Team, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos com a IoD e também irão aprender a pilotar drones. Na oficina haverá atividades práticas.
01/09 (13h às 17h) na Nave do Conhecimento da Penha.

5) MannAcademia de Internet das Coisas Robóticas (IoRT) - Manna Team, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos na robótica e, em especial, com a participação das coisas robóticas na internet. Na oficina haverá atividades práticas.
02/09 (de 9h a 12h30) na Nave do Conhecimento da Penha.

6) MannAcademia de Inovação - Manna Team, pessoas irão conhecer os conceitos envolvidos com a inovação e, em especial, irão participar de um hackathon/bootcamp.
02/09 (13h30 às 17h) na Nave do Conhecimento da Penha.

Endereço:
Nave do Conhecimento de Padre Miguel
Av. Marechal Marciano esquina com Rua do Açafrão.
Nave do Conhecimento da Penha
Rua Santa Engrácia – Praça Santa Emiliana.

9 visualizações0 comentário
bottom of page