Primeiro espaço exclusivamente dedicado à leitura dentro das unidades disponibilizará livros catalogados, em sua maioria, especializados em Literatura Afro-Brasileira
Com o objetivo de estimular o hábito de leitura e difundir conhecimento, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Editora Record, inaugurou dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, na Zona Norte do Rio, a Sala de Leitura Ana Maria Gonçalves. O espaço foi batizado em homenagem à escritora e autora do romance premiado "Um Defeito de Cor", que será enredo da Portela no Carnaval 2024.
Essa é a primeira Sala de Leitura implantada no interior das Naves do Conhecimento. O novo espaço disponibilizará aos frequentadores livros catalogados doados pela Editora Record, em sua maioria, especializados em Literatura Afro-Brasileira. A proposta é que os usuários da unidade sejam estimulados à leitura, adquirindo mais conhecimento, além de conhecer autores relevantes e suas obras.
Bibliotecas estão na minha memória como o lugar de liberdade, desde a infância. Há nelas uma possibilidade de conhecimento e de expansão que parece inesgotável e, portanto, irresistível. Sinto-me muito honrada em dar nome a esta sala, que espero ser um lugar de inclusão e acolhimento, onde cada pessoa se encontre consigo e com a sua própria história - explicou a homenageada Ana Maria Gonçalves, autora de um dos maiores ícones da literatura Afro-Brasileira, o aclamado “Um Defeito de Cor”.
Pautado em intensa pesquisa documental, o livro conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos 8 anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia.
A secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, destacou a importância de inaugurar um espaço exclusivamente dedicado à leitura dentro das Naves do Conhecimento.
Essa é uma homenagem mais que merecida a um dos nomes mais influentes da literatura brasileira. As Naves não se destacam apenas como equipamentos que oferecem recursos tecnológicos e capacitação, mas também como ambientes que propiciam a inspiração e a fluência de ideias. Ao incentivar a leitura, esses centros impulsionam os alunos a explorarem novas possibilidades e a transformarem suas ideias em projetos tecnológicos de impacto - afirmou a secretária.
A criação deste espaço inédito na Nave do Conhecimento tem como objetivo incentivar os frequentadores a se dedicarem à leitura, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir mais conhecimento. A proposta é que o novo ambiente seja um modelo para as outras unidades.
Fotos
Foto 1 - A escritora, Ana Maria Gonçalves (esq) e a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque (dir), com alunos da Nave na nova Sala de Leitura (crédito Gui Espíndola)
Foto 2 - Aluno da Nave na Sala de Leitura (crédito Cristiane de Andrade)
Foto 3 - Sala de Leitura (crédito Tamires Santos)
Foto 4 - Sala de Leitura (crédito Tamires Santos)
Foto 5 - Sala de Leitura (crédito Tamires Santos)
Comments