top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Microempreendedora se destaca e gera renda para outras famílias em comunidade da Zona Norte do Rio

Moradora do Complexo do Lins de Vasconcelos, Deise Kosta teve que abrir seu próprio negócio para cuidar do filho e hoje já pensa em expandir o seu estúdio para outros bairros.

Uma história de superação daquelas que inspiram. Aos 30 anos, a esteticista Deise Kosta jamais imaginaria tantas reviravoltas em sua vida. Negra, oriunda da Baixada Fluminense, a quinta filha de sete irmãos vem de uma história humilde, mas de muita dedicação aos estudos e ao trabalho, onde começou como camelô aos 16 anos. Determinada, Deise hoje é empreendedora e dona do Studio DK, espaço especializado em estética corporal e facial, no bairro do Lins de Vasconcelos, onde mora.


Mas, o caminho foi longo e a sua principal motivação foi o nascimento do seu filho, Alexandre. Deise já trabalhava em clínicas de estética quando engravidou. Sem poder contar com uma rede de apoio, começou a atender em casa utilizando os cômodos e itens que tinha. Aos poucos, foi adquirindo todos os acessórios e aparelhos necessários e assim, se dividindo entre as tarefas de casa e de mãe, foi dando forma ao seu próprio negócio, construído em um quarto no quintal da sua casa, na comunidade do Complexo do Lins:


"Quando o bebê nasceu, eu levava ele comigo para casa das clientes para os atendimentos. Quando vi que não dava mais, comecei a atendê-las na minha cama mesmo. E ele sempre comigo. É muito cansativo trabalhar com uma criança, mas nunca desisti. Depois comprei uma maca e coloquei no quintal. Assim comecei, tudo muito simples porém muito limpo e cheiroso. Coloquei ele no canguru e fui à luta! Não foi fácil, mas eu consegui e e sigo lutando para mostrar que merecemos ter uma vida melhor", lembra.


Com o tempo, as conquistas do espaço foram tantas que Deise precisou se mudar para um novo imóvel, mas agora maior e com mais conforto e de melhor acesso. Sem parar de estudar, a esteticista está sempre se atualizando com diversos cursos e participando de congressos na área. Hoje, cinco anos depois do início dessa história, a empreendedora possui outras funcionárias que também geram renda para as suas famílias: "Nossos filhos são benção em nossas vidas, por ser negra e periférica, preciso todos os dias mostrar que sim, que conseguimos".


O Studio DK é especializado em estética corporal e facial, pós-operatório, redução de medidas, gordura localizada, flacidez, celulite e fibrose, limpeza de pele profunda, tratamento para manchas e massagens terapêuticas. Os tratamentos de redução de medidas, tratamento de manchas e depilação são os serviços mais procurados. Atendendo todos os níveis sociais, Deise afirma que as mulheres da comunidade também querem se cuidar: "De empregadas domésticas à médicas, elas reclamam muito da autoestima, e com os nossos tratamentos elas começam a se olhar mais, fazendo exercícios físicos, melhorando a alimentação e dando uma atenção à aparência".


Feliz com as conquistas, mas sonhando cada vez mais alto, aquela menina que saiu da Baixada Fluminense, foi camelô nas ruas do Rio e hoje é mãe, moradora de comunidade e dona do seu próprio negócio quer mais: "Quero melhorar ainda mais a nossa condição de vida para dar ao meu filho mais conforto e bom estudos. Também quero expandir o estúdio para outros bairros e ter um instituto para ajudar jovens das comunidades a terem uma profissão".

1 visualização0 comentário
bottom of page