top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Lançada campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023


Com o slogan Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, o Ministério da Saúde (MS) lançou, no dia 31 de julho, a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023. O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS.

"O objetivo da SMAM deste ano é informar a sociedade quanto a importância da licença remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação", conta a coordenadora do Banco do Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva.

O apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês. "O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", completa Danielle Aparecida da Silva.

Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano

O evento de lançamento da campanha da SMAM - 2023 serviu de cenário para o lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano (BLHs), que terá como objetivo avaliar o grau de conformidade dos BLHs perante a legislação e normativas inerentes aos BLHs, buscando garantir a qualidade nas ações realizadas pelos BLH.

Conforme explicado por Danielle Aparecida, que participou do lançamento, "o programa é composto por seis eixos: Certificação de Recursos Humanos; Certificação da Informação; Certificação de Equipamentos; Certificação de Instalações; Certificação de Processos; e Certificação de Produto".

Sobre a SMAM

A SMAM é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (rede global de organizações e particulares dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo). Anualmente, a SMAM é celebrada entre 1 e 7 de agosto, com o intuito de informar a população sobre a importância do aleitamento materno e promover seus benefícios tanto para os recém-nascidos quanto para as mães.

Além da SMAM, a Lei nº 13.435/2.017 instituiu o mês agosto como "Agosto Dourado", o mês do Aleitamento Materno no Brasil. Assim, durante todo o mês são promovidas diversas ações em todo o país para a conscientização sobre a importância da amamentação. A escolha da cor dourada do mês está relacionada ao padrão ouro de qualidade conferido ao leite humano e simboliza o incentivo ao aleitamento materno.
2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page