Instituto Enraizados: a primeira escola de hip hop da América Latina é de Nova Iguaçu
O Instituto atua com base na educação, arte, cultura e elementos do hip hop
Fundado por Flávio Eduardo Silva Assis, mais conhecido como Dudu de Morro Agudo, o Instituto Enraizados é uma organização que trabalha na promoção da cultura, arte e educação em comunidades periféricas da baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Tendo papel crucial na formação de vários artistas e na propagação do movimento hip hop no estado. Vale destacar que o instituto é a primeira escola de hip hop da América Latina.
Por meio de suas iniciativas, o instituto colaborou na construção de um novo olhar para a arte que é praticada nas comunidades, destacando que ações desse modelo tem o poder de transformar vidas.
Aos 18 anos de idade, Dudu fundou o Instituto Enraizados, que de lá para cá, se tornou um marco e mudou a maneira como a arte e a cultura atuam nas periferias. O idealizador da organização falou sobre o início dessa história, além dos resultados adquiridos desde então.
“Desde o início a gente sempre se viu como um espaço de formação e desenvolvimento, mas nunca encaramos isso de uma forma mais sistemática e organizada. A partir de 2010, percebemos que poderíamos fazer um espaço onde as pessoas pudessem se desenvolver como artistas. Toda essa experiência foi incrível, porque a gente não sabia que éramos a primeira escola de hip hop até então e isso deu uma projeção legal para a gente”, disse Dudu.
Todo o processo de ensino e aprendizado desenvolvido pelo instituto, acontece com base nos quatro elementos do hip hop, que são: break, Dj, rap e o grafite. Considerando também um quinto elemento: o conhecimento. Para o Enraizados, é no conhecimento que a formação crítica se faz presente, exercendo papel fundamental na formação artística de diversas pessoas.
Inicialmente o instituto contou com o patrocínio da Petrobrás para fazer a Escola de Hip Hop Enraizados na Arte. Nessa época os organizadores não sabiam que aquela era a primeira escola de hip hop da América Latina, mas através de pesquisas constataram que não existiam outras iniciativas parecidas nessa região do mapa.
Agora pode-se afirmar que vários artistas que saíram de Nova Iguaçu e estão em destaque na cena, iniciaram suas trajetórias dentro do Enraizados através desse movimento de aprender e ensinar. Hoje esse processo de ensino e aprendizado está no DNA da Instituição.
Serviço
Para ficar por dentro de todas as ações do Instituto Enraizados acesse a página do Instagram: @institutoenraizados
Comments