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  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Inflação sobe 0,38% e impacta preço dos alimentos


Especialistas explicam o impacto desses aumentos no produto final e dão dicas de como economizar diante da alta de preço  


 Na última sexta-feira (10/05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os novos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes ao mês de abril.

Segundo os dados, houve um aumento de 0,38%, ante variação de 0,16% registrada no mês anterior. Esse aumento no IPCA traz implicações diretas no cotidiano dos consumidores. Alguns dos alimentos impactados foram: cebola (15,63%), tomate (14,09%), mamão (22,7%) e café moído (3,8%). Para o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, essa alta é explicado pelas questões climáticas que afetaram a produção dos alimentos. "Para os varejistas, será necessário encontrar maneiras de minimizar o repasse dos aumentos de preços para os consumidores, mantendo a competitividade no mercado", afirma.  

O economista comenta sobre a dinâmica complexa do mercado de alimentos. "O aumento nos preços de itens básicos como cebola, tomate e café pode impactar diretamente o poder de compra das famílias, exigindo uma reflexão estratégica do setor varejista, que precisará oferecer opções viáveis ao consumidor”, comenta Leandro. 

A educadora financeira, Aline Soaper, pontua que a elevação da inflação reforça a importância de uma educação financeira sólida para que as pessoas possam lidar de forma mais assertiva com suas finanças pessoais. "É fundamental que as pessoas tenham consciência dos seus hábitos de consumo e estejam preparadas para fazer ajustes quando necessário, buscando alternativas mais econômicas e priorizando suas necessidades essenciais". 

A especialista alerta para a necessidade de equilibrar a contenção de gastos com a manutenção de uma qualidade de vida adequada: "É importante encontrar um equilíbrio entre economizar e manter o bem-estar pessoal e familiar. Para o orçamento financeiro familiar fechar no azul, o consumidor precisa gastar, no máximo, 20% da sua renda com alimentação, mas com esse salto as margens ficam mais apertadas para os brasileiros”, afirma. 

Com a alta dos alimentos, a educadora financeira elenca quatro dicas práticas para economizar na hora das compras nos supermercados. Veja abaixo: 





  
  
Sobre Leandro Rosadas (@leandrorosadas): 
Leandro Rosadas é economista formado pela UFRRJ e possui uma vasta experiência em consultoria e ensino no setor de varejo. Como especialista em gestão de supermercados, já formou mais de oito mil proprietários de estabelecimentos no Brasil. Sua visão estratégica e conhecimento do mercado varejista o tornam uma referência no desenvolvimento de soluções para os desafios enfrentados pelos comerciantes no contexto econômico atual. 

Sobre Aline Soaper:   
Fundadora do Instituto Soaper de Treinamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal, Aline Soaper é formada em Direito, com pós-graduação em Direção e Orientação Educacional. Há sete anos, a carioca atua como educadora financeira e formadora de outros especialistas nesta área. Empreendedora desde os 17 anos de idade, Aline era proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro, em que atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido a problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar no ramo de finanças pessoais. No ano de 2015 iniciou sua atuação como educadoraoferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas etc). Em 2018, criou o Instituto Soaper de Treinamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), que já impactou mais de 10 mil alunos em mais de 20 países, e leva a educação financeira para o mundo. No final de 2023, Soaper ingressou no mercado de franchising com a criação de duas redes de microfranquias home based na área de finanças: a Efinckids, especializada na educação financeira para crianças dentro de escolas, e a Health Money, direcionada para a consultoria, gestão estratégica e financeiro das pequenas e médias empresas.  
Redes sociais: @alinesoaper_oficial e www.facebook.com/alinesoaper 
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