top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Festival Artístico Destaca Talentos Autorais do Estado do Rio de Janeiro


O MIAAU (Mostra de Integração Artística Autoral) anuncia sua primeira edição, que ocorrerá no dia 30 de julho, a partir das 14h, no Centro Cultural Cesgranrio, teatro localizado no Rio Comprido, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O evento que promete reunir talentos e proporcionar uma experiência única de intercâmbio cultural entre o interior e a capital do Rio de Janeiro, foi idealizado pelos artistas Bernardo Dugin, Deborah Marins e Alan Hauer. O projeto nasceu da necessidade de promover e valorizar projetos autorais, uma vez que estas três mentes criativas enfrentam os desafios de promover seus próprios trabalhos, e agora desejam proporcionar oportunidades similares para outros.


Reconhecendo a importância de apoiar os artistas brasileiros, a produção disponibilizou uma ajuda de custo para os participantes, na qual os selecionados receberão R$200,00 como auxílio para deslocamento, caso residam no Rio de Janeiro, e R$300,00 para aqueles que forem de outras localidades. Além disso, ganharão o certificado de Artista MIAAU, em reconhecimento à sua participação e ao seu trabalho desenvolvido, e com intuito de auxiliar no desenvolvimento de suas carreiras artísticas todos os músicos participantes obterão o material de gravação de suas apresentações, tanto áudio quanto vídeo, permitindo que utilizem essas produções como ferramentas de divulgação de suas obras e investimento em suas trajetórias artísticas.


Realizado através do patrocínio da Secretaria de Integração Metropolitana e Prefeitura do Rio de Janeiro, o festival integra diferentes bairros e cidades do estado do Rio de Janeiro, conta o ator Bernardo Dugin: "Optamos pela diversidade; essa troca é muito potente, porque a gente tem diferentes histórias, diferentes registros dos artistas do estado do rio inteiro, cada um com a sua especificidade", declara. O MIAAU selecionou dez artistas independentes do Estado do Rio de Janeiro para mostrarem suas composições. Os selecionados receberam respostas por email na segunda semana de julho e estão sendo divulgados no Instagram do evento (@miaauoficial).


A abertura do evento contará com Karaokê liderado por KJ Hugo Faro, além da DJ Bibi Gracio que traz todo o embalo do Hip Hop e Brasilidades. Os apresentadores que irão comandar a cena são os atores Lucas da Purificação e Joana Mendes. Na abertura, Gui Daiher vai abrilhantar o palco do Teatro Cesgranrio, e em seguida, outros três cantores renomados irão performar: Antônia Medeiros, Victor Mus e Juliane Gamboa. Além disso, acontecerá uma atração surpresa que só será revelada no dia.


Antônia Medeiros é uma artista que ganhou destaque no programa de televisão "The Voice" da Tv Globo, onde apresentou sua música "Salve Todas", que viralizou na internet. Além de sua participação como cantora convidada, Antônia também atuará como curadora do MIAAU, ao lado dos idealizadores do evento Bernardo Dugin, Alan Hauer e Deborah Marins, e os cantores Victor Mus e Juliane Gamboa. Mus, além de músico, é produtor e compositor vindo da zona norte do Rio, e tem conquistado reconhecimento e parcerias significativas, incluindo sua colaboração mais recente com Jota Pê.


Para a atriz e cantora Deborah Marins, é primordial a interação presencial entre os participantes: "Fazer isso ajuda ainda mais nessa troca, pois as pessoas vão se conhecer cara a cara, conversar, assistir aos trabalhos umas das outras, e isso é o verdadeiro intercâmbio cultural". Além das apresentações musicais, acontecerão painéis online com profissionais da área, abordando temas relevantes para os músicos independentes. Haverá um bate-papo sobre como promover e divulgar a música mundo afora, bem como uma discussão sobre a arte de compor. Os nomes que participarão desses painéis estão sendo anunciados nas redes sociais do evento. Para os artistas selecionados, haverá um painel informativo exclusivo sobre direitos autorais e conexos, ministrado por Miguel Toscano, representante da UBC (União Brasileira de Compositores). Essa iniciativa visa fornecer conhecimento essencial para proteger e valorizar as obras autorais.


Com o lema "Nossa Música nos Une", o festival terá entrada gratuita e contará com acessibilidade, reservando 20% dos ingressos para estudantes de teatro, música e de escolas públicas. Além disso, haverá tradução em libras e um espaço físico acessível para pessoas com deficiência. "Além de conectar pessoas de diferentes orientes, vozes e expressões artísticas, a proposta é promover uma valorização da cultura brasileira", finaliza o ator e um dos criadores do evento, Alan Hauer.


Para mais informações, acesse a página oficial do MIAAU no Instagram: @miaauoficial.



Ficha Técnica:


Idealização e direção artística: Alan Hauer, Bernardo Dugin e Deborah Marins

Artistas Convidados: Antonia Medeiros, Victor Mus, Juliane Gamboa, Gui Daiher

Artistas Selecionados: Elô, MP Freire, Lucas Machado, Rô Araújo, ZÉZA, ZABÚ e Lucas Grill

Apresentadores: Joana Mendes e Lucas da Purificação

Cenário: Victor Zotti e Felipe Alencar

Identidade Visual: Tici Saldanha

Artes e Comunicação: Alan Hauer

Equipe de Produção: LC Produções, Harmonie Produções e O Delirante

Técnico de Som, Gravação e Mixagem: Dudu Ferreira

Captação de Vídeo: André Martins Produções

Assessoria de Imprensa: Mis Comunicação

Realização: Harmonie Produções e O Delirante.

Apoio Institucional: Teatro Cesgranrio

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page