No mês do Dia Internacional da Mulher, mostra traz reflexões sob a perspectiva da arte e oferecerá ao público palestras sobre empoderamento feminino
Uma exposição de arte itinerante que convida ao diálogo de diversas situações da vida feminina em sociedade retratadas a partir de um encontro com o mar. A exposição Rosto de Mulher entra em cartaz no próximo dia 28 de fevereiro e segue até 10 de março, com entrada gratuita na Cidade das Artes, e traz quinze obras que contemplam da adolescência à maturidade, em um mundo marcado pelo machismo e pela violência.
Levantando a importante bandeira de combate a violência contra mulher pela perspectiva da arte, Rosto de Mulher torna leve um tema tão difícil de ser abordado. E trazendo histórias de superação, inspiradas nas cartas da mãe do diretor cinematográfico Jarsom Wayans, promete sensibilizar o público.
Os grafites e histórias em quadrinhos da artista Natf retratam ainda a selvageria da sociedade em relação às mulheres negras, que vai se conectar às fotografias da jovem indígena Isabel Figueira. O mar é o que transporta inúmeros recursos e lembranças plasmadas na obra de Luanda Maria, uma artista que revela em suas pinturas os mais obscuros silêncios e seu encontro com a natureza, finalizando com o documentário de Yasmim Dias.
Inauguração para convidados e palestras abertas ao público
A exposição inaugura oficialmente no dia 28 de fevereiro com um evento restrito a convidados. Na ocasião, haverá a intervenção cênica dos alunos da Escola de Teatro GUDI HUD, sob a direção de Hudson Batista. Denominada "Verbos", a dramatização propõe um debate sobre as experiências afetivas inseridas em contextos de violência:
"A palavra não dita; a palavra inaugurada; a palavra como ferramenta de libertação das mais variadas formas de violências que sofrem os corpos femininos em nossa sociedade. VERBOS é o porvir. Evoca e pede que nossos sentidos se coloquem em relação com nossos corpos e com o outro", explica o artista.
Entre os dias 29 de fevereiro e 10 de março, a mostra fica aberta ao público, das 10h às 19h, e oferece um ciclo de palestras onde serão criadas rodas de conversa, diálogo, apresentação e perguntas. Dentre a programação estão previstos os temas abaixo: "Políticas Públicas e Direitos da Mulher"; "Centros de Proteção e Acolhimento: Onde e Como Buscar Apoio"; "Autocuidado, Autoestima e Diversidade: Seja Forte, Seja Simplesmente Você" e "Mulheres no Mercado de Trabalho".
O projeto foi aprovado no Edital de Fomento à Cultura Carioca 2022, é idealizado pela Eva Films e tem a realização da Emanuele da Sanuto Produções. A programação completa pode ser conferida no Instagram @rostodemulher.exposicao.
Serviço:
Exposição Rosto de Mulher
Inauguração: 28/02/2024 (para convidados)
Aberto ao público: de 29 de fevereiro a 10 de março de 2024
Horário: 10h às 19h
Local: Cidade das Artes - Sala Eletroacústica
Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca
Entrada: Gratuita
FICHA TÉCNICA:
Direção Artística e Criativa: Jarsom Wayans
Direção de Produção Executiva: Emanuele Sanuto
Artista Expositora: Isabel Figueira, Luanda Maria, Natalia de Souza
Artista Convidada: Yasmim Dias
Assistente de Direção: Marilene Ribeiro
Assistente de Direção Artística: Ana Paula Gualberto
Assistente de Produção: Bianka Carrilho
Assessoria de Imprensa: Angélica Zago
Assessoria Jurídica: Dra Ana Paula Carvalho
Identidade Visual, designer e social media: Natasha Arsenio
Elenco Intervenção Artística: Lucia Sanuto, Dg Martins, João Gomez, Sarah Boa Hora, Eduarda Malvão, Yasmim Rezende, Rebeca Carvalho
Fotografia:
Figurinista: Carla Costa
Assistente de Figurinista: Bruna Lima
Técnico de Iluminação: Bia Felix, Lilian Terra
Cenografia: Tarso Gentil
Assistente de Cenografia: Yure Veriato
Percussionistas: Mila Suita e Inae Bemvindo
Apoio institucional: Cidade das Artes Bibi Ferreira
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC)
Edital FOCA 2022 (Fomento à Cultura Carioca)
Parceiros:
Angel Comunicação e Assessoria
Gudi Hudi Escola de Teatro
Carvalho Assessoria Jurídica
Eva Filmes
Jocamali Comunica
Apoios:
Centro Especializado de Apoio à Mulher (CEAM) - Chiquinha Gonzaga;
Subsecretaria de Proteção Social Especial, através da mediação da Srª Sara Tavares;
Projeto Casulo de Mulheres, através da Srª Edineide Pereira;
Laís Santos, mulher cis, negra, periférica e pansexual, atuante em coletivos feministas e de mulheres pretas e Coordenadora Pedagógica do CEIAA.
Comentários