top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Evento "A Germinação das Árvores: Entre o Teatro Negro e o Real" Celebra o Dia dos Direitos Humanos


No próximo dia 12 de dezembro, às 19h, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) será palco do evento "A Germinação das Árvores: Entre o Teatro Negro e o Real". Em comemoração ao Dia dos Direitos Humanos, que ocorreu em 10 de dezembro, o evento contará com mesas de debate abordando os temas "Performar a Saúde Mental Negra nas Artes" e "O Negro e as Artes Cênicas". O debate será enriquecido pela participação de intelectuais negros das artes cênicas, como Sol Miranda, Thiago Viana, Larissa Silva da Conceição e Thais Ayomidê, promovendo uma interlocução entre pesquisa e prática artística.


O evento marca o lançamento do livro "A Retomada das Árvores", resultado da pesquisa de mestrado de Jeff Fagundes. Neste estudo, Fagundes levanta e analisa a representação do negro nas artes cênicas e na sociedade, explorando a construção histórica da identidade cultural do povo negro, assim como o papel do Teatro Experimental do Negro e Abdias Nascimento nesse contexto.


Paralelamente, o solo "Iroko: Meu Universo" será desmontado, buscando compreender o potencial transformador do teatro na saúde mental da população negra.

Jeff Fagundes, mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral, é uma figura destacada no cenário artístico negro do Rio de Janeiro. Homenageado com o Prêmio Luiza Mahin pela relevância de seu trabalho, já dirigiu e atuou em diversas obras premiadas, incluindo o espetáculo "Esperança na Revolta", indicado a três categorias do Prêmio Shell.


O projeto conta com a parceria da editora O Barong, uma plataforma experimental que busca criar um espaço de produção em literatura e promover poéticas diversas nas zonas limiares entre as artes. Suas publicações, espetáculos e objetos de arte são online e gratuitos, contribuindo para a vitalidade dos artistas e para a configuração do espaço público/privado.


A relevância e impacto deste projeto vão além do âmbito cultural, contribuindo para a retomada cultural do Rio de Janeiro. Facilitando o acesso a trabalhos acadêmicos, construindo metodologias teatrais e continuando pesquisas aplicáveis em escolas, ONGs e companhias teatrais, o evento desempenha um papel crucial na promoção da diversidade e inclusão na cidade.


Serviço:

Auditório do MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Data: 12/12/2023

Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro

Horário: 19h

Entrada gratuita 

Distribuição gratuita dos livros pelo sympla*.* Válido apenas para o dia de lançamentoMais informações: @iti.Brazil ou @jefufagundes 

2 visualizações0 comentário
bottom of page