ENEM: É necessário acertar na escolha profissional tão cedo?
O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio pretende facilitar o ingresso ao Ensino Superior, seja nas instituições públicas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou nas privadas pelo Pro Uni (Programa Universidade para Todos)
Por outro lado, a escolha profissional no início da fase adulta gera uma ansiedade e pressão a mais: ingressar na instituição de ensino desejada e no curso certo.
A escolha profissional precisa ser alinhada com os interesses
De acordo, com Andrea Greco, Especialista em RH:
“A pressão da escolha profissional precoce sobre os jovens é uma preocupação comum em muitas sociedades, é importante pesquisar suas preferências, como, por exemplo: humanas, exatas, saúde, etc.
Explorar uma variedade de interesses e atividades para descobrir suas paixões e habilidades naturais. Isso pode ajudá-los a tomar decisões mais informadas sobre suas carreiras futuras.
Os educadores e pais desempenham um papel fundamental na redução da pressão sobre os jovens em relação à escolha da carreira. Eles devem fornecer suporte, orientação e recursos para ajudar os jovens a tomar decisões informadas e realistas.
Pesquise na internet, há 20 anos eu não tinha tantas informações para a escolha da minha carreira como hoje temos na palma de nossas mãos.”
Sem medo de errar
Eu sei que sou um caso à parte, pois sempre quis ser jornalista desde criança, e assim aconteceu.
Trabalhei por 10 anos na área; mudei de carreira, trabalhei por quase 6 anos no Desenvolvimento Pessoal; desde 2021 como produtora de conteúdo, e redatora uso a experiência no Jornalismo.
Ou seja, mudei de profissão 2 vezes, mas sempre conectada com o Jornalismo. Essa é a minha história. Cada um tem a sua e não precisa ter medo de errar.
A chave está nas suas mãos, o ENEM é apenas uma porta.
Comentários