top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Desembrulhando o Natal: O Baile Mágico das Reflexões Natalinas


Em meio ao mosaico cintilante do Natal, onde a magia se aninha nas esquinas das casas e nos corredores dos centros comerciais, uma sensação singular se espalha. O crepúsculo do ano nos convida a um baile de reflexões: o que foi colhido e o que se desfez em nossas mãos ao longo dos meses. Para uns, o soar de uma nova estratégia, a chama de um novo propósito; para outros, o brotar da esperança em um novo emprego. E para os afortunados, a viagem para longe da vertigem da rotina, ainda que por um punhado de dias dourados. Mas o que verdadeiramente me embala neste mês é o balé das lembranças, dançando ao ritmo dos aromas que habitava nos cantos da casa dos meus avós. O perfume inigualável de rabanadas douradas, fritas ao abraço da canela e do açúcar, desperta ecos de tempos idos, quando minha avó, a feiticeira das rabanadas natalinas, tecia sua magia.


A cada Natal, a ausência de alguém se anuncia na mesa, marcada por cadeiras vazias - algumas pela distância física, outras pelo adeus final a este plano terreno.


Para mim, o Natal é uma jornada além das festividades terrenas. É a celebração do nascimento de Jesus, o acolhimento do maior dos presentes: o amor divino que se infiltra em cada coração.

Para além das crenças, é um tempo em que o mundo se permite girar em celebração ou se envolver em silêncio reflexivo.


Enquanto penso nas guerras, alimentadas por poder e ideologias, que rasgaram terras e corações, meu espírito sussurra um apelo.


Um minuto de silêncio...


Respiro fundo para prosseguir com estas linhas, refletindo sobre as tragédias que marcaram nossos dias, as lágrimas que percorreram nossos rostos.


É tempo de reflexão, de sonhar por um amanhã mais gentil. E você, caro leitor, quais são seus anseios para 2024?


Na minha lista, desenho desejos que se entrelaçam com preces:


Que haja paz na Terra, que haja paz no Rio de Janeiro, que não falte comida na mesa do povo, que o emprego alcance todos, que a saúde seja companheira, que a prosperidade floresça, que abundem abraços e sorrisos.


Afinal, é Natal.


Feliz Natal a todos! Um Próspero Ano Novo!

Alice Loures

3 visualizações0 comentário
bottom of page