top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Conheça o projeto literário 'Lê pra mim?'

A iniciativa realiza encontros literários com a participação de artistas e personalidades reconhecidos lendo livros infantis para diversas crianças.

A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A - NTS), empresa que transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade apresenta e patrocina o projeto “Lê Pra Mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural. Esta parceria se dá graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.


No projeto, artistas e personalidades da mídia participam do evento, conduzindo a leitura das obras escolhidas e partilhando também suas histórias de vida com as crianças. Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levam para casa um livro infantil.


Retomando às atividades presenciais, interrompidas durante os anos de 2020 a 2022 por conta da pandemia, em 2023 o projeto acontecerá entre os meses de maio e setembro, beneficiando 7.000 alunos de escolas públicas municipais. Em maio e junho deste ano, estivemos nas cidades de Brumadinho (MG), Sarzedo (MG), Juiz de Fora (MG) e Macaé (RJ). Em agosto estaremos em Japeri (RJ), Paracambi (RJ) e Duque de Caxias (RJ). A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade e outro por um ator de teatro.


Nesta edição já confirmaram presença os artistas Lucinha Lins, Cláudio Tovar, Dhon Augusto, Neuza Borges, Henrique Dias, Nando Cunha, Soraia Ravenle, Watusi, Tâmara Taxmam, Nivea Maria, Tião Davila, Angela Vieira, Maria Clara Gueiros, Silvia Pfeifer, Andreia Veiga, Hugo Boner, Elisa Lucinda entre outros.


As escolas beneficiadas em Japeri, são:

01-ago – Escola Municipal Pastor Idalécio

02-ago – Escola Municipal Amaralina

03-ago – Escola Municipal Jardim Belo Horizonte

04-ago – Escola Municipal CIEP 401 - Lucimar de Souza Santos


Em Paracambi, as escolas são:

14-ago - Escola Municipal Governador Roberto Silveira

15-ago - Escola Municipal Terra de Educar

16-ago - Escola Municipal Hortênsia Pirro do Vale

18-ago - Escola Municipal Margarida Alves

Duque de Caxias recebe o projeto no fim de agosto. As escolas beneficiadas, são

28-ago - Escola Municipal Albert Sabin

29-ago - Escola Municipal Marilândia

30-ago - Escola Municipal Brasil - Itália

31-ago - Escola Municipal Vila Operária

01-set - Escola Municipal Profª Maria das Graças Cardoso Bighi


O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 29 edições que circularam por 16 cidades. Ao longo deste período, 28 mil crianças foram beneficiadas e 27 mil livros foram doados. Durante a pandemia, nosso canal de leitura de livros infantil recebeu artistas que fizeram a leitura online de livros e obtivemos mais de 1 milhão de visualizações.


Mais de 650 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras. Nomes como, Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.


As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Para os professores, é oferecida uma capacitação cujo tema é o “Pós Leitura”, para que o incentivo à leitura seja prolongado após a passagem do projeto na escola. Aos pais, funcionários e demais membros do universo escolas, o Lê Pra Mim? oferece gratuitamente uma oficina online “Como ler para crianças”, com dicas e técnicas para manter a criança ligada no livro que está sendo lido.


Cada apresentação, terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva.


NA INTERNET

Blog e projeto: http://lepramim2010.blogspot.com.br

Facebook: @lepramim

Twitter: @lepramim

Instagram: @projetolepramim


EQUIPE TÉCNICA

Direção de Produção – Marcelo Aouila

Coordenação e Produção de Elenco – Sônia de Paula

Assistentes de produção – Lea Ianuzzi, Kaio Farias e Gabriel Jansen

Produção Executiva - Renato Bavier

Capacitação de professores - Cecília Aouila

Cenografia e Designer gráfico - Essegaroto Aouila

Confecção de Almofadas – Nadir Lopes

Administração de redes sociais - Jorge Marques

Apoio de produção de elenco - Fa Mariano

Contador - Marcos Rossi

Patrocínio – NTS

Realização – Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias

Assessoria de Imprensa - Amigos Assessoria

Fotógrafos – Yuri Deslandes

Interpretes de Libras – Simone Modesto


SERVIÇO:

Projeto LÊ PRA MIM?

Local: Escolas públicas municipais de Japeri

Datas: de 01 a 04 de agosto, às 10h e 14h

Duração: 45min

Classificação indicativa: livre

Acessibilidade: intérprete de LIBRAS e acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: NTS

Realização: Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias

Comments


bottom of page