top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

Câmara do Rio tem semana especial para discutir políticas culturais

“Semana das Culturas” vai oferecer, de forma gratuita mesas, rodas de conversa, oficinas e exposição

Mais do que uma Casa de Leis, a Câmara do Rio é também um polo de discussão e difusão de políticas públicas, com as portas abertas à população. Nesta toada, o Palácio Pedro Ernesto sedia, de 7 a 11 de agosto, o evento “Semana das culturas urbanas e populares”, organizado pela Comissão Permanente de Cultura. Além de atividades como rodas de conversa e uma exposição no Saguão José do Patrocínio, serão oferecidas oficinas de capacitação. As vagas, limitadas, serão ocupadas por ordem de chegada.
As atividades práticas buscam o compartilhamento de conhecimentos para instrumentalizar agentes do setor cultural. No contexto das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, com vários editais já anunciados ou abertos, os participantes receberão dicas de como enquadrar seus projetos, de forma a viabilizar suas ideias. Também serão apresentadas estratégias de redes sociais para divulgação de obras artísticas.
“Ouvir fazedores de Cultura é fundamental para formular ações legislativas, acompanhar as ações do Executivo e contribuir para o debate sobre políticas públicas para o setor. A Semana das Culturas Urbanas e Populares será um momento muito rico de reuniões e debates, compondo um importante mosaico das nossas manifestações culturais”, afirma o vereador Edson Santos (PT), presidente do colegiado.
A mesa de abertura, “Cultura e Cidade”, às 10h, no Salão Nobre, será marcada pela diversidade. A ocupação de espaços e logradouros públicos será discutida por Anapuaka Tupinambá, fundador da rádio digital indígena Yandê; Andrea Lacocca, coordenadora do Cozinha do Amanhã; André Rongo, fundador do Museu do Graffiti; Mateus Aragão, um dos fundadores do Circuito Carioca de Ritmo e Poesia – CCRP; e Stal, produtor do evento Desenrola na Roda. Às 14h, será inaugurada a exposição “O Museu somos nós”, da Rede de Museologia Social. A mostra estará no saguão da Câmara até o fim da semana.
Já o encerramento, no Plenário Teotônio Vilela, será dedicado a políticas culturais, com a mesa “Cultura, Executivo e Legislativo – funções e oportunidades”, realizada às 17h. Participam os vereadores Edson Santos e Monica Benício (PSOL), da Comissão de Cultura; o deputado federal Marcelo Queiroz, presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados; a deputada estadual Verônica Lima, presidente da Comissão de Cultura da Alerj; Edu Nascimento, representante do Ministério da Cultura no RJ; a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Daniele Ribeiro; o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero; e a chefe do setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre. Mais informações: semanadasculturas.cmrj@gmail.com Serviço 07/08 - segunda-feira Às 10h, no Salão Nobre: Mesa de Abertura “Cultura e cidade” Às 14h, no Saguão José do Patrocínio: Abertura da exposição “O Museu somos nós” 08/08 - terça-feira Às 10h, no Salão Nobre: Roda de conversa sobre samba Às 14h, no Salão Nobre: Roda de conversa sobre os saberes tradicionais, territórios cariocas e plantas medicinais Às 18h, no Auditório: Roda de conversa sobre a salvaguarda da capoeira 09/08 - quarta-feira Às 14h, na Sala das Oficinas (Rua Treze de Maio, 13/3º andar): Oficina de elaboração de projetos culturais 10/08 - quinta-feira Às 14h, no Salão Nobre: Roda de conversa sobre o Edital de Ações Locais Às 18h, no Auditório: Roda de conversa sobre a cultura hip hop 11/08 - sexta-feira Às 11h, na Sala das Oficinas: Oficina de redes sociais para projetos culturais Às 14h, no Salão Nobre: Debate sobre áreas ou meios de proteção do ambiente cultural: Horto, Paquetá, Caju, Santa Cruz e São Cristóvão Às 17h, no Plenário: Mesa de Encerramento “Cultura, Executivo e Legislativo – funções e oportunidades”
3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page