top of page

Black Money, empoderamento econômico e combate ao racismo


Por Joana D’arc Souza


O Black Money é a busca por profissionais negros como forma de valorização do trabalho e do empoderamento racial.


Um exemplo é a saúde da população negra no Brasil. Muitas vezes a população negra não recebe o atendimento médico de qualidade exatamente por não terem suas especificidades atendidas.


Júlia Furtado médica, moradora do Rio de Janeiro, exemplifica os motivos de procurar um Dermatologista negro:


Tanto porque ele deve acabar se interessando mais sobre as particularidades dessa cor, quanto por ele entender exatamente como é a pele negra no dia a dia, as coisas que mais acontecem, que mais incomodam. Vai dar mais valor às queixas", explicou à Agência Brasil.


Outro exemplo do Black Money é a Afro Saude , fundada pelo dentista Arthur Lima.

É uma startup especializada em serviços de saude oferecidos por profissionais negros. A oportunidade surgiu a partir de um caso de racismo:


"Uma colega dentista, mulher negra, precisava encaminhar a sua paciente para um outro especialista, pois a paciente dela tinha ido a um que cometeu tal crime, e a paciente só queria outra pessoa negra, pois ela se sentiria mais confortável", relembra.


"Na época não encontrei um dentista negro especialista (em tratamento de canal) e aquilo me deixou intrigado. Existia um gap [uma lacuna] de mercado relacionado a soluções em saúde que fossem direcionadas para a população negra."


Com informações do Portal Terra


0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page