top of page
  • Foto do escritorAisha Raquel Ali

A sua música preferida substitui o analgésico


Por Joana D’arc Souza


Todo mundo já sentiu o efeito da música, seja para animar ou acalmar e trazer arrepios. Recentemente um estudo descobriu que a sua música preferida alivia dores físicas A .Universidade McGill, em Montreal, publicou o estudo na Frontiers in Pain Research.


Segundo Darius Valevicius, um dos pesquisadores para o The Guardian: “Podemos estimar que a música favorita reduziu a dor em cerca de um ponto em uma escala de 10 pontos, o que é pelo menos tão forte quanto um analgésico vendido sem prescrição médica como o Advil [ibuprofeno] nas mesmas condições. A música em movimento pode ter um efeito ainda mais forte”.


A pesquisa foi feita com 23 voluntários. Os cientistas usaram uma sonda para simular a sensação de uma xícara de café quente ser pressionada na pele e submeteram os participantes a 2 de suas músicas favoritas, previamente selecionadas: relaxantes, silêncio ou aleatórias.


“À medida que a música, o som ou o silêncio continuavam, os participantes foram solicitados a avaliar a intensidade e o desconforto da dor. Cada participante experimentou cada condição por cerca de sete minutos.


Quando o período auditivo terminou, os participantes foram convidados a avaliar o prazer da música, a sua excitação emocional e o número de “calafrios” que sentiram – um fenómeno ligado a emoções repentinas ou atenção intensificada, que pode ser sentido como formigueiros, arrepios ou arrepios.”


E mais uma vez a ciência comprova os efeitos benéficos da música no nosso corpo e na nossa mente.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page