Mais de 6.000 mulheres já foram formadas pelo projeto
Desde que começou, em 2014, o projeto A Arte Gerando Renda, promovido pela ONG Favela Mundo, já transformou milhares de vidas com os cursos que realiza em diversas comunidades do Rio de Janeiro. O objetivo principal é a inserção das alunas no mercado de trabalho da estética e carnaval. Em 9 anos o projeto já passou por 8 comunidades e formou mais de 6.000 alunas, que são 98% do público atendido.
Atualmente sendo desenvolvido no Caju, o A Arte Gerando renda oferece oficinas gratuitas de fantasias e adereços, maquiagem social e artística, decoração de unhas, artesanato e tranças e turbantes. Para participar a única exigência é ter mais de 15 anos.
Diversas alunas do A Arte Gerando Renda tem hoje uma profissão e são o alicerce de suas famílias, graças ao que aprenderam nas aulas. É o caso de Karine Barbosa, que teve sua vida transformada após participar do projeto: “hoje eu sou trancista e empreendedora, trabalho por conta própria, graças ao curso que fiz, em 2020. Estava desempregada, com uma filha de dois anos e no fim de meu casamento. Na época eu procurava muito por um trabalho e não tinha como pagar um curso, até que meu avô, aluno de fantasias e adereços, me indicou o A Arte Gerando Renda, que é gratuito e fornece o material. Ingressei nessa jornada e me senti acolhida. Não foi fácil, várias vezes pensei em desistir, mas recebi muito apoio da professora. Consegui concluir e hoje tenho uma profissão. Tenho minha estabilidade financeira e sou uma pessoa extremamente realizada. Minha vida mudou e não dependendo financeiramente de ninguém. Graças ao projeto estou conquistando meu espaço”, conta a ex-aluna e hoje assistente da professora.
Outra participante que está vendo a vida mudar é Márcia Sundin, que após a pandemia, conseguiu se reinventar como maquiadora artística: “minha empresa de festas faliu e em um evento me chamaram para maquiar algumas crianças, mesmo sem experiência me apaixonei pela maquiagem. Busquei diversos cursos, mas todos estavam fora de minha realidade. Quando soube do A Arte Gerando Renda, que é gratuito, fui a primeira a me inscrever, no início de 2022. Consegui me desenvolver e aprimorar a técnica da maquiagem infantil e hoje tenho minha própria empresa. Atuo como maquiadora artística em festas e eventos no seguimento infantil. Através deste trabalho me sustento e ajudo a família”, relatou Márcia.
O projeto A Arte Gerando Renda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, AgeRio e Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
Serviço:
Projeto A Arte Gerando Renda desenvolve oficinas gratuitas e promove empreendedorismo e protagonismo feminino nas favelas cariocas.
Local: CRAS XV de Maio - Rua General Sampaio, 74, Caju.
Maiores informações no Whatsapp (21) 2236-4129 ou pelo site www.favelamundo.org.br
Comments